sábado, 18 de setembro de 2010

Planejando uma atividade

Produção de Biografias em Língua Espanhola

Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Produção de texto

Introdução
Este é o segundo de uma série de quatro projetos didáticos de espanhol para alunos da 1ª série Ensino Médio Profissionalizante da Escola Antonio Gröhs em Àgua Boa - MT. As aulas são ministradas semanalmente (quatro horas/ aulas mensais).

Objetivos
Conhecer melhor sua família e sua própria história;
Construir vocabulário relativo ao parentesco e escrever uma biografia.


Conteúdos
Planejamento e escrita de uma biografia de alguém da família;
Construção de uma árvore genealógica.

Ano
1ª série do Ensino Médio Profissionalizante

Tempo estimado
Um bimestre

Materiais necessários
Biografias, em Espanhol, de pessoas conhecidas mundialmente;
Modelo de uma árvore genealógica;
Fotos / documentos antigos e dicionários de Língua Espanhola.

Desenvolvimento

1ª etapa – Apresentação do projeto
Perguntas referentes aos familiares dos alunos: quem são seus bisavós/avós? O que você sabe m sobre eles? Quantos tios maternos e paternos têm? Quantos primos? O que sabem sobre eles?
Dividir os alunos em duplas e propor que conversem sobre seus familiares e que escrevam no papel os nomes de pais, tios, primos, avós, acrescentando informações que julgarem importantes. Investigar o quanto os alunos sabem sobre a história da família deles.

Na próxima aula, montagem da árvore genealógica de suas famílias e escrita da biografia de uma das pessoas que mais admiram, usando a língua espanhola. Enfatizar que aprenderão o vocabulário relativo a parentesco e conhecerão um pouco sobre as histórias de suas famílias e da família de seus colegas.

Apresentar uma árvore genealógica em espanhol como modelo. Listar as etapas num papel pardo que deverá ficar fixado na classe para que cumpram cada uma das etapas do projeto.

2ª etapa – Montagem da genealogia
Reapresentar ao grupo a árvore genealógica com textos em espanhol sobre familiares.
Entregar às duplas árvores genealógicas em branco para que completem com as informações de suas famílias.
Sugerir que escrevam na árvore nome completo, local e data de nascimento dos familiares e alguma característica particular de cada um. Propor aos alunos que conversem com seus avós, pais, tios para que possam acrescentar mais informações relevantes aos membros da família.
A versão final da árvore deverá ser terminada em casa e deverão incluir dados e fotos da família para a apresentação na aula seguinte.

3ª etapa – Leitura e análise de biografias
Entregar para os alunos biografias em espanhol de pessoas conhecidas para que as leiam e analisem a estrutura do texto com o grupo.


4ª etapa – Planejamento e produção da biografia de um membro da família
Construção coletiva de uma pequena biografia de um personagem famoso, com base em conhecimentos prévios dos alunos. Utilização dos dados coletados em casa para a produção da biografia de um dos membros da família, previamente selecionado. Os textos, após corrigidos coletivamente com os alunos, poderão ser expostos no mural da escola e/ou serem projetados em datashow para os pais em evento promovido para as famílias.
dos alunos na escola.

Produto final
Árvore genealógica e biografia do familiar homenageado.

Avaliação
As etapas de construção da arvore genealógica, a quantidade de dados selecionados, as fotos trazidas, a apresentação visual do produto final: a ortografia, a estrutura do texto, a estética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário